Buscar

DESCUBRA O PRINCIPAL SEGREDO DO TANTRA

O tantra nasceu na Índia e influenciou e ao mesmo tempo teve influência de diversas tradições, por ser uma filosofia muito antiga em que o conhecimento foi passado de geração em geração através da oratória e/ou textos escritos em linguagem muito antiga (sânscrito), pouco acessível para a maioria dos ocidentais, ainda gera muitas dúvidas sobre a sua origem exata, mas relata-se que surgiu a mais de 4500 anos. Seus ensinamentos são fascinantes e nos ajudam a entender melhor a nossa existência com plenitude e aceitação.


É uma filosofia comportamental, sensorial, matriarcal e desrepressora que valoriza e acolhe o ser humano com integralidade e vê no corpo um instrumento de transcendência.

Estas bases filosóficas e de conhecimento também inspiraram o hinduísmo, cuja civilização surgiu no Vale do Indo na Índia, no norte da Índia. O yoga também é uma tradição com influência direta do tantra, com suas devidas ramificações e distinções, visto que o tantra é uma forma afirmativa da vida e não renunciante ou transcendente como o yoga. Nenhum é superior ao outro, cada um tem um olhar diferente sobre os ensinamentos.


No significado etimológico podemos traduzir o prefixo “tan” como “expansão”, já o sufixo “tra” significa “instrumento” ou “ferramenta”. O tantra é uma filosofia que reúne ensinamentos que nos ajudam a expandir nossa consciência através do nosso corpo como instrumento ou ferramenta desse processo. Existem ainda outras interpretações que levam a tecer ou teia, libertação etc.


O que o tantra nos mostra genuinamente é um caminho de aceitação, amor e cura. Nos ensina a viver o presente com plenitude e contentamento. Abraçarmos a vida com profunda gratidão e conexão com tudo que habita o planeta. É um olhar diferente, puro e único. Descobrimos que há perfeição em nós e que tudo que procuramos fora já habita dentro.


Sinta este momento, respire profundamente, ouça o som do ambiente, sinta a temperatura, esteja presente. Isso também é o tantra, você apreciar a vida enquanto ela acontece, nas pequenas e grandes maravilhas. Você percebe que o todo está em você, assim como você também faz parte do todo. Esta conexão é o ponto chave para o entendimento e aprofundamento da nossa consciência como seres únicos e perfeitos que já somos. Sentir esta totalidade e acolher cada experiência com amor e gratidão muda a sua mentalidade e a forma de encarar a vida. A partir daí você passa também a se conectar cada vez mais com o seu corpo e com a sua intimidade, valorizando o seu prazer e aprende a canalizar esta potência para uma vida mais abundante e feliz. Este é o segredo, estar presente no aqui e no agora, enquanto lê este texto.


Nossos rituais te conduzem a este processo interno de busca de acolhimento fazendo as pazes com o tempo e aprendendo a viver o momento sem culpa, medo ou vergonha. Já pensou o quanto isso é libertador ???


O segredo da saúde, mental e corporal está em não se lamentar pelo passado, não se preocupar com o futuro, nem se adiantar aos problemas, mas viver sábia e seriamente o presente.

Buda




Quer continuar evoluindo? Clique aqui e leia mais um texto incrível.



118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo