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  • Ariel

AYURVEDA: APRENDA E USE NO EQUILÍBRIO DO SEU DOSHA

Neste momento, torna-se cada vez mais importante cuidarmos dos nossos corpos e energias. Por isso, nos alimentarmos bem se torna fundamental para que possamos enfrentar os desafios do dia a dia de forma saudável.


Através dos conhecimentos da Ayurveda, montamos um artigo para que você descubra qual é o seu Dosha e como se alimentar para otimizar o seu bem-estar.


Ayurveda, que vem dos textos védicos antigos, é uma filosofia e prática médica de 5.000 anos de idade, baseada na ideia de que todos somos constituídos por diferentes tipos de energia.

Existem três doshas no Ayurveda, que descrevem o estado dominante da mente e do corpo: Vata, Pitta e Kapha. Enquanto os três estão presentes em todos, Ayurveda propõe que cada um de nós tenha um dosha dominante desde o nascimento e, idealmente, um equilíbrio igual, embora muitas vezes flutuante, entre os outros dois. Quando os doshas estão equilibrados, somos saudáveis; quando estão desequilibrados, desenvolvemos doenças, que geralmente se manifestam por problemas de pele, má digestão, insônia, irritabilidade e ansiedade.


Na Índia, Nepal e outras partes do Oriente, o Ayurveda é considerado assunto sério, com uma escolaridade proporcional ao grau da medicina ocidental. Entretanto, diferentemente da medicina ocidental, uma avaliação básica vai além de um exame físico. Um médico ayurvédico medirá seu pulso, verificará sua língua e avaliará sua aparência, entre outros fatores e, em seguida, fará uma série de perguntas sobre como você lida e como responde a vários cenários.

Esse é o princípio que reconhece que cada ser humano nasce com combinações únicas de doshas e que esse equilíbrio natural é responsável pela diferença física, mental e emocional entre as pessoas.

Dosha: Vata - Ar e Espaço

Vatas tendem a ser mais espaçosos, ansiosos e com mentes ativas. Eles falam rapidamente e são comunicativos. Vata influencia o movimento de pensamentos, sentimentos, fluxos do prana, impulsos nervosos e fluidos no corpo.

Qualidades Vata:

Frio, leve, seco, irregular, áspero, comovente, rápido e sempre em mudança. Vata governa o movimento no corpo, as atividades do sistema nervoso e o processo de eliminação. Vata influencia os outros doshas. Vatas tendem a estar sempre em movimento, com mentes enérgicas e criativas. Quando os Vatas estão em equilíbrio, eles são animados e entusiasmados.

Características Físicas Vata:

Excelente adaptabilidade. Sua energia vem em explosões e é provável que eles experimentem ataques repentinos de fadiga. Eles dormem levemente e sua digestão pode ser sensível. Quando desequilibrados, Vatas tendem a experimentar perda de peso, constipação, artrite, fraqueza, inquietação e dores.

Características Emocionais Vata:

Vatas adoram emoção e novas experiências. Eles são rápidos em se enfurecer, mas também em perdoar. Eles são energéticos, criativos e flexíveis. Eles também tomam iniciativa e são conversadores animados. Quando desequilibrados, os Vatas são propensos a preocupações, ansiedades, nervosismo e geralmente sofrem de insônia.

Alimentos favoráveis:

Vata é um dosha frio e seco. Alimentos quentes e nutritivos com textura moderadamente pesada, além de manteiga e gordura adicionadas, são bons para estabilizar o Vata. Escolha sabores salgados, azedos e doces, bem como alimentos calmantes e satisfatórios. Leite quente, manteiga, sopas quentes, ensopados, cereais quentes, pão fresco, nozes cruas e manteigas de nozes são bons para os Vatas. Tome um chá quente ou de ervas com lanches no final da tarde. Todas as frutas doces, desde que sejam muito maduras, são válidas para o Vata. Bebidas quentes ou água quente são as melhores para os Vatas.

Especiarias: canela, cardamomo, cominho, gengibre, cravo e alho são bons para os Vatas.

Alimentos para evitar:

Alimentos frios, como saladas, bebidas geladas, vegetais crus e verduras não são bons para aqueles com desequilíbrio Vata. Evite bebidas com muita cafeína e doces, pois elas perturbam Vata. Evite frutas verdes, pois são muito adstringentes.

Dosha: Pitta - Fogo e pouca Água

Os Pittas têm mais fogo do que outros tipos. Eles têm melhores apetites e melhor digestão. Podem suportar melhor o frio, pois são mais quentes e são naturalmente agressivos e impacientes, inteligentes e afiados. Como os Pittas têm digestão forte e eficiente, geralmente podem comer quase tudo. A maioria dos Pittas enfrenta problemas pelo uso contínuo de muito sal, uso excessivo de alimentos ácidos e condimentados e excessos.

Qualidades Pitta:

Quente, leve, intenso, penetrante, pungente, afiado e ácido. O dosha Pitta controla a digestão, metabolismo e produção de energia. A função principal de Pitta é a transformação.

Características Físicas Pitta:

Pittas têm excelente digestão e temperatura corporal quente; dormem profundamente por curtos períodos de tempo, possuem energia abundante e um apetite forte. Quando desequilibrado, Pittas pode sofrer de erupções cutâneas, sensações de queimação, úlceras pépticas, calor excessivo no corpo, azia e indigestão.

Características Emocionais Pitta:

Os Pittas têm um intelecto poderoso e uma forte capacidade de concentração. Eles são bons tomadores de decisão, professores e palestrantes. São precisos, perspicazes, diretos e muitas vezes francos. Eles são ambiciosos e práticos, e amam aventura e desafios. Quando desequilibrado, Pittas pode ser irritadiço, argumentativo e sofrer explosões de emoção.

Alimentos favoráveis:

Os melhores alimentos para o Pittas são frios ou quentes, com texturas moderadamente pesadas. Gostos amargos, doces e adstringentes são ideais. Coma alimentos frescos e refrescantes no verão, como saladas, leite e sorvete. Chá de ervas, especificamente chá de menta ou raiz de alcaçuz, é pacificador para os Pittas. Cereais frios, torradas de canela e chá de maçã são um bom café da manhã para um Pitta. Os alimentos vegetarianos, em geral, são os melhores para o Pittas, pois o consumo de carne vermelha tende a aquecer o corpo. Eles devem consumir quantidades abundantes de leite, grãos e vegetais.

Alimentos para evitar:

Os Pittas devem usar menos manteiga, creme de leite e queijo. Eles também devem evitar o vinagre, no molho para salada e usar suco de limão. Alimentos alcoólicos e fermentados devem ser evitados. Reduza o café. Evite alimentos oleosos, quentes, salgados e pesados, como qualquer coisa frita. Pittas também deve pular gemas, nozes, especiarias quentes, mel e bebidas quentes.

Dosha: Kapha - Água da Terra

Os Kaphas tendem a ter corpos mais pesados ​​e “terrosos” do que os outros tipos, e tendem a armazenar substâncias aquosas como fluidos e gordura mais rapidamente. Eles são naturalmente calmos e apegados. Um Kapha fala devagar e melodicamente.

Qualidades Kapa:

Pesado, lento, constante, sólido, frio, macio e oleoso. Kapha governa a estrutura do corpo. É o princípio que mantém as células unidas e forma músculos, gordura, osso e fornece imunidade. A principal função do Kapha é a proteção.

Os Kaphas têm uma constituição forte e excelente resistência, além de uma pele suave e radiante. Eles dormem profundamente e têm digestão regular. Mas quando os Kaphas se alimentam em excesso, eles podem ganhar peso, reter líquidos e alergias se manifestam no corpo. Quando desequilibrados, os Kaphas podem ficar acima do peso, dormir excessivamente, tornar-se letárgicos e sofrer de asma, diabetes e depressão.

Características Emocionais Kapha:

Os Kaphas são naturalmente calmos, atenciosos e amorosos. Eles têm uma capacidade inerente de aproveitar a vida e se sentem à vontade com a rotina. Os Kaphas são fortes, leais, pacientes, firmes e solidários. Eles adoram música, leitura e relaxamento. Quando desequilibrados, eles tendem a se apegar a coisas, empregos e relacionamentos muito tempo depois de não estarem mais presentes. Quando desequilibrados, os Kaphas se tornam teimosos e resistem à mudança.

Alimentos favoráveis:

Alimentos quentes, leves e secos são favoráveis, assim como, refeições leves cozidas. Os Kaphas se saem melhor com alimentos levemente cozidos ou frutas e vegetais crus. Qualquer comida apimentada é boa para os Kaphas, especialmente no inverno. Os métodos de cozimento a seco(assar, grelhar, grelhar, refogar) são preferíveis para os Kaphas, em comparação com o cozimento úmido, como vapor e fervura. Alimentos como alface romana, endívia ou água tônica são bons para estimular o apetite de Kapha, enquanto os temperos preferidos são cominho, feno-grego, semente de gergelim e açafrão.

Alimentos para evitar:

Os Kaphas precisam observar o consumo de muitos alimentos doces, gordurosos e também o consumo de sal, pois isso pode levar à retenção de líquidos. Eles devem evitar alimentos fritos. Uma tendência típica de Kapha é comer demais. A refeição principal deve ser no meio do dia e apenas uma refeição leve e seca à noite. Em geral, os Kaphas devem evitar açúcar, gorduras e laticínios, pular alimentos e bebidas refrigerados e usar óleos apenas em pequenas quantidades.

A equipe do Conexão se preocupa com o seu bem-estar e está sempre trazendo dicas e práticas para que você tenha uma vida plena e saudável.


Texto escrito pelo terapeuta Marco Akash.


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