top of page
Conexão do Tantra | O curso que muda a sua vida
Buscar
  • Foto do escritorPatricia Santosha

Wilhelm Reich e a Potência Orgástica

Atualizado: 13 de set. de 2023

Wilhelm Reich (1897-1957) foi um psicanalista austríaco que desafiou as convenções tradicionais da psicanálise de Sigmund Freud. Suas contribuições mais notáveis estão relacionadas ao conceito de potência orgástica, que se tornou um pilar central de sua obra. A potência orgástica é uma ideia complexa que abrange aspectos psicológicos, emocionais e até políticos, e este artigo se propõe a explorar sua evolução e impacto.



1. O Contexto de Vida de Wilhelm Reich:

Reich nasceu em uma família judaica na Áustria, e sua formação em medicina e psicanálise o levou a trabalhar com Freud em Viena. No entanto, Reich rapidamente começou a questionar algumas das teorias psicanalíticas tradicionais.




2. A Rebelião contra Freud:

Reich discordou de Freud em vários aspectos, particularmente no que diz respeito à sexualidade. Enquanto Freud via a repressão sexual como uma parte natural da psicologia humana, Reich argumentou que essa repressão era prejudicial e levava a neuroses.




3. O Conceito de Potência Orgástica:

Reich desenvolveu a ideia de potência orgástica como um estado em que as energias sexuais e emocionais fluem livremente pelo corpo, resultando em um orgasmo pleno e saudável. Ele acreditava que a falta desse fluxo era a raiz de muitos problemas psicológicos e físicos.

Acumulador de Orgone | Wilhelm Reich


4. Terapia Orgonômica:

Reich desenvolveu uma forma de terapia chamada terapia orgonômica para ajudar os pacientes a liberar sua potência orgástica bloqueada. Isso envolveu o uso de dispositivos que ele chamou de "acumuladores de orgônio", que supostamente ajudavam a liberar a energia acumulada no corpo.




5. A Influência de Reich na Cultura e na Política:

As ideias de Reich sobre a potência orgástica o levaram a se envolver em movimentos políticos radicais e na pesquisa sobre a energia vital, que ele chamou de "orgônio". Seu ativismo e teorias controversas o colocaram em conflito com as autoridades, levando-o a ser perseguido e preso.




Conclusão:

Wilhelm Reich foi um pensador ousado e controverso cujas ideias sobre a potência orgástica desafiaram as normas psicanalíticas de sua época. Sua crença na importância de liberar a energia reprimida e viver uma vida emocional e sexual plena teve um impacto significativo na psicanálise e na psicologia. Embora suas ideias e métodos tenham sido amplamente criticados, não se pode negar a influência duradoura que ele teve na forma como pensamos sobre a sexualidade, a repressão emocional e a busca por uma vida mais plena e saudável. Reich continua sendo uma figura intrigante e polêmica na história da psicologia e da cultura do século XX.


Além disso, as suas ideias também influenciaram o Neo Tantra que também busca pela liberdade sexual, pela autenticidade emocional e pela conexão profunda com o eu e com o parceiro. Essas abordagens podem ser vistas como aliadas na jornada rumo a uma sexualidade mais significativa e espiritual. Ao integrar os princípios do Neo Tantra com a compreensão de Reich sobre a potência orgástica, podemos criar uma base sólida para a exploração da sexualidade como um caminho de crescimento pessoal e espiritual.



Este é o caminho que o Conexão do Tantra aborda em seus rituais.



Entendemos o seu corpo em várias dimensões para que a sua sexualidade seja vivida com profundidade.





Reserve o seu ritual e desperte para um novo patamar.




WhatsApp: (11) 948035819


243 visualizações

Posts recentes

Ver tudo
© Copyright
bottom of page